Como melhorar a rentabilidade do escritório de advocacia

Como melhorar a rentabilidade do escritório de advocacia num mercado superior a 1 milhão de advogados?

O mercado jurídico é competitivo, e quanto a isso não há dúvidas. Este fato faz com que seja difícil aumentar a rentabilidade do escritório de advocacia. Mas, com eficiência e planejamento é possível maximizar a lucratividade e obter maiores retornos sobre os investimentos realizados.

Quer saber como? Este artigo contará algumas excelentes práticas para que você alcance esses objetivos. Acompanhe!

Estimule a inovação e a diversificação #1

rentabilidade do escritório de advocacia

Uma abordagem rápida e flexível aos serviços jurídicos é uma característica que dá grandes possibilidades de crescimento aos escritórios.

Neste contexto, as oportunidades de aumentar a rentabilidade dependem da natureza dos trabalhos, desde que a aplicação dos conceitos de inovação e diversificação sirvam como norte.

Na prática, existem quatro áreas principais a serem inovadas:

  • produtos e serviços;
  • tabela de preços;
  • entrega de serviços;
  • processos internos e estratégia;

Para diversas empresas, a inovação está se tornando uma parte fundamental do que elas fazem.

Então, pense: como você pode oferecer uma solução ao cliente de forma diferente?

A implementação de novas ideias e práticas é essencial para aproveitar oportunidades mais lucrativas e desafiadoras do mercado. E isso nos leva ao próximo tópico!

Soluções tecnológicas que podem aumentar a rentabilidade do escritório de advocacia #2

rentabilidade do escritório de advocacia

Utilizar a tecnologia para agilizar processos e aumentar a rentabilidade dos escritórios de advocacia, não é uma novidade no setor jurídico.

Desse modo, as empresas aplicam soluções que facilitam o compartilhamento seguro de arquivos e  a organização de documentos, etc.

No futuro, é provável que as ferramentas de TI possuam um papel ainda mais importante. Sem dúvida, elas serão um dos principais focos de investimentos dos escritórios.

Esse contexto acarreta, infelizmente, uma maior vulnerabilidade a falhas e ataques cibernéticos.

Seu escritório, portanto, deve estar preparado. Implemente, o quanto antes, padrões e procedimentos internos sólidos o suficiente para garantir que pessoas mal-intencionadas não consigam prejudicar sua rentabilidade.

Veja, você já salvou peças, manifestações e recursos na área de trabalho do seu computador até tudo parecer fora do lugar?

Você já salvou arquivos, documentos, planilhas e PDFs em pastas e não conseguiu mais localizá-los?

A tecnologia esta aí para ajudá-lo com isso – este são alguns sistemas que indico para facilitar a vida dos advogados:

Ferramentas digitais para facilitar o exercício da advocacia #3

Promad: software jurídico desenvolvido por uma equipe multidisciplinar coordenada por advogados. O software integra publicações dentro da pasta do cliente, controle total do processo, controle financeiro, ainda, é fácil de usar, customizável e acessível de qualquer lugar via web (gratuito para jovens advogados).

Google Drive: O serviço permite o armazenamento de arquivos na nuvem. Os arquivos armazenados no Google Drive, podem ser compartilhados com seus amigos e colaboradores através da conta do Google. Você poderá decidir com quem irá compartilhar cada arquivo além de decidir o nível de permissão de cada pessoa. Ainda, poderá escolher quem irá visualizar, editar ou comentar nos seus arquivos.

Trello: O Trello é um site que pode ser acessado dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer. Não é necessário qualquer tipo de instalação. Ele é totalmente em inglês e gratuito, apesar de existirem recursos pagos mais elaborados.

Mailchimp: Ferramenta para envio de e-mails e automações.  Ajuda a criar campanhas, permite saber quantas pessoas da sua lista receberam o e-mail, quem abriu e leu, quem encaminhou para outras pessoas, etc. Ainda possibilita a personalização dos e-mails, elaboração de testes A/B.  Este teste é para saber qual conteúdo tem uma melhor receptividade. Permite também a programação de envio dos e-mails no horário que você achar mais conveniente.

Além dos impactos financeiros, sua empresa não deve perder de vista os danos à reputação que podem ser causados devido à negligência com a segurança digital.

Saiba cobrar pelos seus serviços  #4

rentabilidade do escritório de advocacia

É fundamental que escritórios de advocacia planejem não só a expansão, mas também a retração e correção de valores de suas atividades quando necessário.

Tenha sempre em mente a relação entre faturamento X custo, e, assim, atualize os seus preços.

A renda mensal ou recorrente é o fator fundamental em qualquer estratégia de manutenção ou desenvolvimento de escritórios de advocacia. Pois é isto que sustenta as despesas correntes das bancas que atuam com ações e honorários no êxito.

Pense em prestar consultorias para outros advogados, em realizar atividades relevantes para o momento em que o país vive. Atividade  como planejamento previdenciário  também pode gerar bons resultados.

Dependendo do tipo ou formato da sua banca, implante áreas de cálculos jurídicos para outros advogados.

Outras atividade como advocacia correspondente, podem aumentar rentabilidade do escritório de advocacia.

Reduza os custos administrativos  #5

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As tarefas de administração e compliance geralmente levam mais tempo do que deveriam.

Um dos elementos principais para aumentar a rentabilidade de um negócio envolve a utilização eficiente dos recursos disponíveis.

Para um escritório de advocacia, isso muitas vezes se refere à otimização do tempo da equipe.

O desafio consiste em maximizar o número de horas dedicadas a atividades efetivamente produtivas e reduzir a quantidade de tempo desperdiçado.

Para isso, a utilização da tecnologia tem um papel de destaque, permitindo que a equipe se concentre em tarefas rentáveis em vez de gerenciar e inserir dados em sistemas complexos.

Em essência, a tecnologia possibilita que tarefas mais previsíveis e de rotina sejam automatizadas.

Para aumentar a rentabilidade do escritório de advocacia, você deve considerar a terceirização de procedimentos importantes, mas secundários. Exemplo disso são os procedimento relacionados à contabilidade e folha de pagamento.

Ainda, a gestão dos escritórios merecem grande atenção e se você quer aprender mais como melhorar a rentabilidade do seu escritório de advocacia, preste atenção  nestas dicas que escrevemos, acessando aqui.

 

Conheça as melhores estratégias de marketing jurídico  #6

rentabilidade do escritório de advocacia

Se você é advogado e tem seu escritório, certamente já pensou em como realizar estratégias para alinhar o marketing jurídico. Como consequência, conquistar mais clientes e aumentar a rentabilidade do escritório de advocacia, não é mesmo?

Essa tarefa, por mais que pareça um tanto quanto complicada, pode ser feita de forma relativamente simples.

Para isso, você pode contratar uma agência de marketing para administrar a forma como você se relaciona com o seu público. Ainda. poderá optar por fazer um curso na área e realizar você mesmo algumas ações de menor proporção.

Pensando em ajudá-lo a ter um escritório que seja sempre lembrado pelas pessoas, elaboramos uma lista com 5 dicas sobre o marketing jurídico, para que você consiga alavancar o seu negócio.

Ficou interessado? Então continue a leitura e confira!

Tenha um planejamento de marketing jurídico.

Antes de iniciar as ações de marketing, é importante que seja feito um planejamento estratégico do escritório.

Sair “dando tiro no escuro” pode ser um erro fatal para o seu negócio.

A ideia é que você faça um mapeamento de cenários, estudo do público, análise SWOT, entre outras ações do planejamento estratégico.  Para que, assim, tenha como alinhar as estratégias de marketing com os objetivos do seu negócio.

Escolha uma especialização #7

Não se recomenda que um advogado se posicione no mercado como alguém que “faz tudo”. Você precisa ser reconhecido como alguém que é muito bom em uma área específica.

Escolha uma área do direito, como o de família, criminal, trabalhista, entre outras e direcione os seus estudos e divulgação de serviços para ela apenas.

Defina o cliente ideal #8

Quem são as pessoas que você deseja atingir? Qual é o perfil, gênero dominante, classe social, etc?

Tudo isso precisa ser minuciosamente analisado para desenvolver uma campanha de marketing assertiva.

Vale lembra que, no marketing moderno, a ideia de público-alvo apenas já não é mais tão eficaz.

O ideal é que sejam definidas  representações semifictícias dos clientes ideais, para que as campanhas de marketing possam ser melhor dirigidas.

Invista no marketing de conteúdo #9

O marketing de conteúdo é uma metodologia que vem sendo cada vez mais utilizada por empresas dos mais diversos segmentos. Isso, substitui, muitas vezes, grandes investimentos nas mídias de massa como o rádio e a televisão. Isso tudo com o objetivo final de aumentar a rentabilidade de escritórios de advocacia.

A ideia é que, baseado nos perfis de persona traçados no planejamento estratégico, sejam desenvolvidos conteúdos na internet como artigos, infográficos, vídeos, etc.

Desse modo, as pessoas que buscam por informações sobre uma área jurídica em específico para esclarecer dúvidas, poderão encontrar o site ou blog do seu escritório e lhe procurar para que as represente em suas ações na justiça e como consequência poderá aumentar a rentabilidade do escritório de advocacia.

Tenha bons relacionamentos #10

Outra boa dica para fazer um excelente marketing jurídico é praticar o networking, ou seja, estar bem relacionado.

Para isso, é importante que você frequente eventos como congressos e cursos na sua área, estando sempre em contato com outros nomes do meio.

Ter perfis em mídias sociais de cunho profissional, como o Linkedin, também pode ser uma boa ideia.

Conclusão 

Eu espero que este guia tenha te ajudado a perceber que neste ano, preocupar-se com a rentabilidade do escritório de advocacia não é mais uma opção.

É necessário muito esforço para ter um bom resultado. Não preocupe se você já tomou algumas decisões  no passado que não tenham sido as melhores escolhas.

Apenas se comprometa a recomeçar hoje.

Se você gostou das nossas dicas sobre como aumentar a rentabilidade do escritório de advocacia, deixe seu comentário. Entre no post abaixo e deixe suas dúvidas e considerações sobre o assunto!

 

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