Advogado iniciante ou experiente, não importa, o exercício da advocacia gera receio e incerteza durante sua jornada.Teses diversas, prazos, audiências, gestão e contato diário com problemas alheios – isso tudo traz uma grande carga para advogados iniciantes ou experientes.

Em um mercado extremamente competitivo, é preciso consolidar a sua carreira. Mas como fazer isso? O que é necessário para ter sucesso ainda como advogado iniciante? Neste post, apresentaremos cinco conselhos essenciais para todo advogado que está começando a sua carreira.

Quer saber mais sobre o objeto da presente discussão? Continue a leitura!

Conheça as necessidades do seu cliente

A priori, saiba escutar o seu cliente. Ouça-o com atenção, jamais interrompa-o e apenas sugira opções quando o relato for concluído. Esse é o momento ideal para colocar em prática uma famosa frase de John Wayne, em que o ator coloca o seguinte conselho: “Fale baixo, fale devagar e não fale muito”. Exatamente o oposto é uma prática comum ao advogado iniciante.

Por não ser apropriado confiar na memória, é interessante ter em mãos uma agenda ou um bloco de notas, sejam eles físicos ou virtuais. Dessa forma, você poderá anotar os tópicos pertinentes do que foi exposto pelo cliente e depois analisá-los com tranquilidade.

Além disso, mantenha sempre uma postura profissional, de modo que consiga passar confiança ao cliente, dando-lhe certeza de que as suas necessidades serão supridas com êxito.

Saiba resolver problemas

Quando um cliente procura por um advogado, está em busca de alguém que encontre soluções, mesmo que pareça impossível. Por isso, é imprescindível que você saiba resolver problemas.

Assim, mesmo que você ainda não saiba como resolverá o caso, procure não deixar a insegurança transparecer. Pelo contrário, mostre convicção e equilíbrio, dando ao cliente a certeza de que você encontrará meios para resolver o problema da melhor forma possível.

Tenha orientadores

Construa e mantenha uma relação profissional com ex-professores e colegas de profissão com mais experiência. Por ser um advogado em início de carreira, é importante que você tenha a quem recorrer quando surgir uma dúvida ou precisar de um conselho.

Além disso, manter essas relações com pessoas mais experientes pode preveni-lo de cometer erros de principiante.

Esteja sempre atento aos prazos

Não há nada mais incômodo para um cliente do que atrasos. No âmbito jurídico, esse assunto ultrapassa o desagradável, pois o advogado tem prazos legais, como é o caso de audiências e intimações.

Além disso, esteja atento quanto às datas de reuniões com os clientes. Ademais, além de ser péssimo para a sua reputação e credibilidade, perder prazos importantes pode prejudicá-lo financeiramente e legalmente.

Seja ético

Sua postura profissional jamais deve desviar-se da ética. Isso é importantíssimo não apenas na advocacia, como também em qualquer meio profissional.

Com a missão de garantir a justiça em seu país, o advogado iniciante ou experiente precisa manter a moral e a ética no exercício de sua profissão. Essa é uma dica importante para todo profissional e, principalmente, para quem está iniciando essa carreira.

Ser bom ouvinte, seguro e responsável são qualidades que todo advogado iniciante precisa ter. Apesar de serem essenciais para a carreira, não são adquiridas de um dia para o outro. É preciso disciplina e muito trabalho para que isso seja possível. Contudo, com ética e respeito pelo cliente, a sua carreira, mais cedo ou mais tarde, irá se consolidando.

Gostou deste post com dicas para advogados iniciantes? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber, em seu e-mail, notícias e informações relevantes do âmbito jurídico.

    1 Response to "Advogado iniciante: descubra como ter sucesso em sua carreira"

    • Dermeval Tenorio de Mesquita

      Sim, muito bom.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.