6 Ferramentas para Advogados que você precisa conhecer

Nos últimos anos, o dia a dia da advocacia mudou bastante. Com a chegada do processo eletrônico, tornou-se praticamente impossível resistir à tecnologia. Hoje, todo profissional precisa saber manejar determinadas ferramentas digitais para conseguir realizar suas inúmeras tarefas.

Isso não é nenhum problema. Afinal, a tecnologia, quando bem utilizada, pode facilitar e otimizar o cotidiano de escritórios de advocacia e seus profissionais.

Além das ferramentas para advogados básicas para atuar com processos eletrônicos, separamos alguns softwares e aplicativos que podem auxiliar bastante advogados, estagiários e demais profissionais que lidam com o cotidiano da advocacia.

1. Themis

Para a maior parte dos advogados, um dos maiores desafios é gerenciar simultaneamente escritório, processos e clientes. Muitos acabam se desdobrando em mil tarefas e se sentem esgotados ao final do dia. Porém, já existem no mercado diversos softwares que fazem esse tipo de controle simultâneo, conectando todos os setores do escritório, da gestão até dos clientes, de forma automatizada.

O Themis é um dessas ferramentas para advogados. Além de realizar toda a gestão de processos, o software permite o controle de agenda, pautas, despesas e cobranças e ainda disponibiliza a emissão de relatórios que permitem que o advogado trace planos mais estratégicos para o seu negócio.

2. LawRD

Boa parte dos advogados trabalha por hora, o que significa que produtividade no meio jurídico vale muito. Porém, como tornar seu escritório mais produtivo? Como gerenciar sua equipa para que ela trabalhe em alta performance?

O LawRD é uma ferramenta para advogados focada justamente nesse tema: produtividade. Com ela, é possível rastrear o tempo gasto em atividades, além de conectar as tarefas com os gastos e faturamento do escritório. Ou seja, se tempo é dinheiro, o LawRD pode ajudar seu escritório a descobrir se existe desperdício de qualquer um dos dois.

Caso queira experimentar, o advogado pode se cadastrar e receber acesso grátis por 30 dias.

3. Check juris

Quem atua na área contenciosa sabe que o acompanhamento processual é uma tarefa que pode consumir bastante tempo. O Check Juris é uma ferramenta para advogados que facilita essa tarefa.

Trata-se de uma espécie de escritório virtual que busca automaticamente o andamento de processos vinculados a uma determinada OAB. Dessa forma, é possível automatizar otimizar o acompanhamento processual de forma simples e ágil.

4. CamCard

Todo advogado sabe da importância de manter uma boa rede de networking. Porém, sabe quando você precisa entrar em contato com aquele parceiro, mas não consegue encontrar seu cartão de visitas? Com o CamCard esse tipo de problema simplesmente não existe!

Com esse aplicativo, o advogado pode armazenar todos os seus contatos de forma simples e organizada, por meio do escaneamento dos seus cartões de visita. Sem dúvida é uma ferramenta muito prática, que pode auxiliar no dia a dia e na manutenção de um networking ativo.

5. GoToMeeting

Perder tempo com deslocamentos para reuniões é coisa do passado. Hoje, cada vez mais os advogados evitam sair do escritório para esse tipo de atividade, especialmente nas grandes cidades, onde o trânsito pode consumir metade de um dia.

Uma boa solução para evitar problemas com deslocamentos são os programas de vídeo-conferências, que permitem conectar digitalmente advogados e clientes, além de outros parceiros.

O GoToMeeting é uma dessas ferramentas para advogados e pode auxiliar o profissional a realizar suas reuniões sem a necessidade de deslocamentos.

6. Correspondente IAPA

Correspondente é o profissional que responde a outro. Aquele que presta os seus serviços advocatícios para outros advogados, ou até mesmo para escritórios.

Quando realizada de forma planejada, o trabalho como correspondente pode ser uma alternativa de renda extra para o advogado.

O advogado correspondente poderá atuar:

. Diligências, cópias de processos, confecção e pagamentos de guias;

. Pedidos ou despachos diretos junto a cartórios, varas e juízes;

. Realização de audiências e sustentações orais perante tribunais, turmas recursais ou esferas públicas administrativas;

. Atendimento e orientação de partes no processos;

. Reuniões e representações do advogado em negociações extrajudiciais;

Enfim, são várias as atividades do advogado correspondente.

É gratuito e online. Cadastra-se agora.

Existe mais alguma ferramenta que você recomenda para facilitar o dia a dia de quem é advogado? Deixe seus comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.